Bem vindos ao meu mundo, bem vindos ao Meu Cantinho

terça-feira, 16 de março de 2010

Artigo publicado em 2007

Publicado em 23 de setembro de 2007 |

Pense nisso…

Com relação ao aquecimento global, muito se fala e pouco se faz, pois o que adianta mostrarmos na mídia cerrados sendo queimados, rios secos se não colocarmos atos de responsabilidade em prática perante a natureza?! O que resolveria chegar até uma pessoa e contar sobre o problema, enquanto em minha casa continuo molhando as ruas ou lavando o carro com água potável?!

Deve-se fazer mais sobre este assunto, isto que está acontecendo é um fato que agride a todos do planeta inteiro. Não podemos esperar pelo holocausto, pessoas se matando por um copo de água. As previsões são para daqui a vinte anos, mas os efeitos estamos sentindo agora, nas mudanças de clima, os animais entrando em extinção, as geleiras dos árticos sendo descongeladas.

Pesquisas informam que, com o nível do mar aumentando, muitas ilhas irão desaparecer e várias cidades do litoral poderão sumir.

Com o aquecimento do planeta, a água do mar evaporará a conseqüência será do efeito estufa, e com que o aquecimento da superfície seja aumentado. Podemos, neste caso, esperar um aquecimento médio de 4 a 6ºC na superfície.

Coisas que não aconteciam no Brasil já acontecem, furacões (como o que ocorreu no litoral sul com um forte ciclone em 2004). Outros acontecimentos podem incluir alterações na disponibilidade agrícola, vazão reduzida em rios durante o verão, extinção de espécies e aumento em vetores de doenças.

Temos que nos preocupar menos com o crescimento (desacelerado) das indústrias e seus investimentos, e investir mais em campanhas, mostrar o que se deve ser feito, mostrar no mundo do futuro, não com carros que voam, mais sim com pessoas lutando para sobreviver.

Temos que ter a clareza de que nada é para sempre, porque se não cuidarmos do planeta, ele se acabará, ou melhor acabaremos com ele.

Logo, entraremos em guerra não pelo petróleo ou pela conquista de territórios e sim pelo bem mais precioso que temos e poucos têm consciência disso, que é a água.

(*) Josiely Ribeiro e Neiva Corrêa, acadêmicas do 2º semestre de ADM “A” da UESP-FAIESP
http://www.ejornais.com.br/jornal_a_tribuna_mt.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário